quarta-feira, 13 de maio de 2015

Missa aos 40 anos de falecimento do Sr. Raimundo Nogueira Lopes

Nesta segunda-feira, dia 11 de maio foi celebrada na quadra de nossa escola uma missa em homenagem ao seu fundador e primeiro inspetor escolar da região o Sr. Raimundo Nogueira. Interessada em homenagear o patriarca, a família Nogueira representada pelo Sr. José Evandro organizaram a Missa Póstuma na qual, foi celebrada pelo Páraco de Horizonte o Padre José Eudásio. O evento escolar foi aberto à comunidade e contou com a presença de nossos alunos dos três turnos.



 

terça-feira, 12 de maio de 2015

RAIMUNDO NOGUEIRA LOPES


       

12/06/1902 - 09/05/1975

          Raimundo Nogueira Lopes nasceu em Queimadas, então município de Pacajus, depois distrito do município de Horizonte, no dia 12/06/1902. Era neto de Joaquim Nogueira de Queiroz, e filho de José Bonifácio de Queiroz, que chegou a Queimadas como morador. A mãe, Raimunda Lopes Gadelha, a quem os netos chamavam carinhosamente de “Mãe Mundinha”, tinha (e ainda existem) fortes laços de parentesco com os “Gadelha”, da cidade de Sousa, na Paraíba. Raimundo Nogueira era o quinto filho do casal, num total de 10 filhos. Eis a ordem dos irmãos: Francisco, Joana, Joaquim, Mamede, Raimundo, Beatriz, Olímpio, Maria de Lourdes, Maria Nogueira (Mariinha), e Nair, a caçula.
            Raimundo abraçou, como o pai e os irmãos, a agricultura e cedo passou a ter sua própria “fazenda” agropecuária. Casou-se com Maria do Carmo de Sousa (Carminha), natural do Olho d’Água, filha de Venâncio Raimundo de Sousa e Ana Diamantina de Sousa, que, pelo casamento, passou a chamar-se Maria do Carmo Nogueira, com quem teve os seguintes filhos: Luiz Flávio, Fernando Augusto, Railca Maria (morta em tenra idade, aos 2,5 anos), Marileda, Clotário, Teresinha de Jesus, José Evandro, José Cleiton, Raimunda Carmen, Teresa Cristina, Antônio César, Ana Railca, Lúcia de Fátima, Ricardo Raimundo, Maria Madalena e Carlos Antônio de Sousa Nogueira. 
                Por causa da morte prematura da inocente Railca Maria, o casal tomou por filhos adotivos Maria Ambrósia e Lúcio, que permaneceram com o casal até que constituíssem família. Ainda por motivo de solidariedade, criaram as menores Regina e Maria do Socorro, que receberam o nome de família “de Sousa Nogueira”. Socorro morreu ainda muito jovem, aos 20 anos.
             Preocupados com a educação dos filhos, Raimundo e Carminha, resolveram, de comum acordo com o então grande líder da região, Venâncio Raimundo, sogro de Raimundo Nogueira, conseguir uma escola patrocinada pelo sistema educacional do Ceará. O que foi feito com sucesso. A escola recebeu o nome de “ESCOLA ISOLADA DE QUEIMADAS” e sua primeira mestra foi a Profª Maria José de Sousa, irmã de D. Carminha.
               Para tanto, Raimundo Nogueira construiu um amplo salão e uma boa casa para receber e agasalhar a escola e a professora com seu marido, Sr. Horácio Domingos de Sousa.
            Por conta disso, Raimundo Nogueira foi distinguido com o honroso cargo de “Inspetor Escolar”, função que lhe valeria, no futuro, a homenagem de denominar a primeira escola estadual de Horizonte, então chamada de Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Nogueira”, criada pelo Decreto 12.286, de 07/03/1977 (publicado no diário oficial do estado do Ceará em 16/03/1977), do Gov. Adauto Bezerra.
              O sucesso familiar e na agropecuária fez com que fosse o primeiro produtor rural da região a ter energia elétrica, a primeira geladeira, o primeiro rádio, o primeiro caminhão, a primeira televisão das Queimadas, e até mesmo de toda a região de Horizonte, então distrito de Pacajus.
               Morreu com 64 anos, no dia 09 de maio de 1975, na sua casa, em Queimadas, ao lado da esposa que tanto amava e dos filhos a quem adorava.

domingo, 10 de maio de 2015

Edital 002/2015 - PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA TUTORIA







9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação

E. E. M. RAIMUNDO NOGUEIRA
Edital 002/2015

PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA TUTORIA
Tema: Entrejovens sistema de Tutoria.

I. Justificativa:

A Escola de Ensino Médio RAIMUNDO NOGUEIRA por meio do Grupo Gestor do Projeto Jovem de Futuro torna pública a abertura de processo seletivo para contratação de graduandos nas licenciaturas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para desenvolver aulas de tutoria junto ao grupo discente, com a finalidade de motivar, orientar e incentivar, tendo como elemento norteador as atividades propostas na apostila de estudo (Guias do Professor - Tutor e do Aluno). A contratação está amparada, pela Lei 15.190 de 19 de Julho de 2012 em seu § 1º do artigo 3º que criou o programa de bolsas de tutoria da rede estadual de ensino, visando à implantação do Sistema de Tutoria na escola, para desenvolver competências e habilidades dos alunos abaixo da média, potencializando o protagonismo juvenil, no âmbito do Jovem de Futuro, e promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa na escola, estimulando a cultura dos estudos fora da sala de aula, potencializando o desempenho escolar e os índices de frequência dos participantes, como impacto na redução do abandono, da evasão e na melhoria no desempenho nas avaliações internas e externas.


II. Número de Tutores:

16 Tutores (08 para a disciplina de Língua Portuguesa e 08 para a disciplina de Matemática).


Edital 001/2015 - PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA MONITORIA








9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação

E. E. M. RAIMUNDO NOGUEIRA
Edital 001/2015

PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA MONITORIA
Tema: Aprendizagem Colaborativa através do sistema de Monitoria.

I. Justificativa:

A Escola de Ensino Médio RAIMUNDO NOGUEIRA por meio do Grupo Gestor do Projeto Jovem de Futuro torna pública a abertura de processo seletivo para contratação de alunos monitores para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, conforme Portaria Nº 0721/2012 que autoriza às unidades escolares a conceder bolsas de monitoria e tutoria, a contratação está amparada, pela Lei 15.190 de 19 de Julho de 2012 em seu § 1º do artigo 3º que criou o programa de bolsas de monitoria da rede estadual de ensino, para desenvolver competências e habilidades dos alunos abaixo da média, potencializando o protagonismo juvenil, no âmbito do Jovem de Futuro, e promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa na escola, estimulando a cultura dos estudos fora da sala de aula, potencializando o desempenho escolar e os índices de frequência dos participantes, como impacto na redução do abandono, da evasão e na melhoria no desempenho nas avaliações internas e externas.


II. Número de Monitores:

25 monitores para as seguintes disciplinas/ áreas de atuação:

Ø  11 monitores para Língua Portuguesa;
Ø  11 monitores para Matemática;
Ø  01 monitor para Meio ambiente;
Ø  01 monitor para Artes
Ø  01 monitor para Esportes


sábado, 2 de maio de 2015

DIA DO TRABALHO

A Escola Raimundo Nogueira realizou dia 30/04 véspera do Dia do Trabalho uma pequena feira das profissões nos três turnos com apoio dos professores do projeto PDT e da Área do Conhecimento Ciências Humanas. Houve discursos acerca da data pelos professores e apresentações diversas de nossos alunos, além do desfile das profissões.

Profissões apresentadas pela manhã:
MÉDICO AEROMOÇA PSICÓLOGO/ SEXÓLOGO POLICIAL ENGENHEIRO ADVOGADO PROFESSOR JORNALISTA     VETERINÁRIO       MODELO     CANTOR     DENTISTA      FOTÓGRAFO     ANIME

Profissões apresentadas pela tarde:
ARQUITETO RECEPCIONISTA ADVOGADO BOMBEIRO DIARISTA PROFESSOR  ESTILISTA JOGADOR DE FUTEBOL ATLETA MÚSICO PROFESSOR DE MUAY THAI  T.I. MÉDICO E VETERINÁRIO



 
 



Profissões apresentadas pela noite:



VAQUEIRO   CAPOEIRISTA   JORNALISTA  PINTOR  PROFESSOR  BAILARINA
PROJETISTA  PASTOR  AGENTE DE SAÚDE  PALESTRANTE